Cinco receitas da culinária nordestina sem glúten
A culinária nordestina é uma das mais famosas por seus sabores, aromas e texturas. Rica em temperos, ela é conhecida por expressar a cultura e os costumes da região, que exploram bem a influência africana e portuguesa em seus pratos.
Além disso, é um ótimo exemplo da hospitalidade do povo nordestino que, geralmente, adora uma mesa farta com comidas típicas e se preocupa em servir bem os convidados. Para os intolerantes ao glúten, em especial, há diversas comidas tradicionais da região sem essa substância.
Por isso, selecionamos 5 receitas nordestinas sem glúten para você fazer em casa e experimentar o tempero da região sem restrição. Veja!
Mungunzá
Ingredientes
- 500 g de milho branco
- 2,5 l de água
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 400 ml de leite de coco
- 5 colheres de sopa de leite condensado
- 4 canelas em paus
- 1 pitada de sal
Modo de preparo
Em uma panela de pressão, coloque os grãos de milho e cubra com 2 litros de água. Leve ao fogo médio para cozinhar por 45 minutos, após pegar pressão. Desligue o fogo, espere a pressão sair, abra a panela e adicione o restante da água, o leite de coco, o sal e a canela em paus e misture bem. Leve novamente ao fogo médio e cozinhe até engrossar. Por último, coloque o leite condensado e mexa para incorporar. Desligue o fogo e sirva em seguida.
Dica: sirva polvilhado com canela em pó.
Tapioca com carne-seca
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de goma de tapioca hidratada
- 1 colher de chá de queijo parmesão ralado
- 4 xícaras de chá de carne-seca desfiada e dessalgada
- 4 colheres de sopa de requeijão
- 100 g de queijo muçarela ralado
Modo de preparo
Em uma frigideira, espalhe a goma de tapioca de maneira uniforme. Leve ao fogo médio para fritar até ficar firme e, com a ajuda de uma colher, vire para fritar os dois lados. Desligue o fogo e reserve. Em um recipiente, coloque o queijo parmesão, a carne-seca, o requeijão e o queijo muçarela e misture bem. Após, disponha a mistura sobre um dos lados da tapioca e feche dobrando ao meio. Sirva em seguida.
Arroz Maria Isabel
Ingredientes
- 500 g de arroz
- 500 g de carne-seca dessalgada e cortada em cubos
- 1 cebola descascada e picada
- 4 dentes de alho descascados e amassados
- 1 maço de cheiro-verde picado
- 2 pimentas-de-cheiro picadas
- 2 folhas de louro
- Azeite e sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a carne-seca e doure. Acrescente o alho e a cebola e refogue até dourar. Junte o arroz e misture por 3 minutos, sem parar. Por último, coloque o cheiro-verde, as folhas de louro, o sal e as pimentas-de-cheiro e mexa para incorporar. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até secar. Desligue o fogo e sirva em seguida.
Cuscuz
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de farinha de milho flocada
- 1 colher de chá de sal
- Água
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque a farinha de milho e o sal e misture bem. Aos poucos, adicione a água e mexa até ela parar de desmanchar, sem ensopar a farinha. Cubra com um pano e deixe a massa descansar por 20 minutos. Após, com a ajuda de uma colher, mexa novamente a massa até ela ficar soltinha. Reserve.
Em uma cuscuzeira, coloque a água até cobrir metade da panela. Disponha a peneira sobre a panela e coloque a massa sobre ela. Tampe a panela e leve ao fogo médio para cozinhar por 20 minutos. Desligue o fogo, desenforme com cuidado e sirva em seguida.
Caldinho de sururu
Ingredientes
- 500 g de sururu limpo
- 1 tomate sem pele e sem sementes
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1 cebola descascada e picada
- 2 dentes de alho descascados e amassados
- 1 pimentão verde sem sementes e picado
- 400 ml de leite de coco
- 1 colher de sopa de colorau
- 1 ramo de coentro picado
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1/2 xícara de chá de água
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Junte o pimentão e o tomate e cozinhe por 3 minutos. Acrescente o sururu, o colorau, o suco de limão, o sal e a pimenta-do-reino, misture bem e refogue por mais 3 minutos. Junte a água e cozinhe até o sururu ficar macio. Por último, coloque o leite de coco e o coentro e mexa bem. Desligue o fogo e sirva em seguida.
Créditos: Joven Pan Culinária