Carne de porco: veja os benefícios para saúde e os mitos
Você sabia que o brasileiro está comendo mais carne de porco? Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o consumo por habitante cresceu 21% nos últimos 10 anos, saindo de 14,9 para 18 quilos. Entre os motivos para este aumento está no preço, mais em conta se comparado à carne bovina.
Ainda assim, surgem muitas dúvidas em relação a carne suína. Ela é saudável? Atrapalha no processo de cicatrização? Tem muita gordura? Transmite doenças? Grávidas não podem comer de jeito nenhum? Melhora o desempenho da atividade física? O Receitas conversou com a nutricionista Julia Bargieri, que respondeu o que é mito ou verdade sobre a carne de porco. Confira!
A carne de porco não é saudável?
Mito. A carne de porco é uma das carnes mais saudáveis da nossa alimentação. Ela tem um menor teor de gordura do que a carne de boi, mantendo as características como volume de proteína, vitaminas do complexo b e ferro em sua composição.
Comer carne de porco atrapalha a cicatrização de cirurgias e tatuagens?
Verdade. Apesar de não ser um consenso, a gente sabe que a carne de porco pode ser considerada um alimento remoso. O que são alimentos remosos? São aqueles que tem a capacidade de provocar ações inflamatórias, causando danos ao organismo. Em outras palavras, são os alimentos que facilitam o surgimento de inflamações e podem agravar algum processo inflamatório.
Grávida não pode comer carne de porco?
Mito. Ao contrário do que se pensa, as grávidas podem sim comer carne de porco. Entretanto, é preciso se atentar a procedência do alimento, o modo de preparo e o consumo. Isso porque existem sim doenças relacionadas a carne de porco, como a teníase e a cisticercose, que podem oferecer risco a saúde.
A carne de porco transmite doenças?
Mito. A carne de porco não transmite doença desde que ela seja bem cozida. Pois o cozimento adequado evita a transmissão da cisticercose que é uma doença facilmente transmitida pela carne de porco e que pode atingir o sistema nervoso.
A carne de porco é considerada carne vermelha?
Verdade. As carnes provenientes de mamíferos são consideradas vermelhas. Portanto, a carne suína é considerada carne vermelha.
A carne de porco deve ser muito bem passada?
Mito. Para evitar a teníase e por consequência a cisticercose, é imprescindível não consumir carne vermelha de procedência duvidosa, especialmente se ela estiver crua ou insuficientemente cozida. Na preparação, o ideal é que os cortes sejam eles de porco, boi ou frango atinjam ao todo 74 graus Celsius no centro geométrico da carne, contando a parte mais espessa dela, por pelo menos 5 minutos. Se fizer isso, corre menos risco.
Comer carne de porco melhora o desempenho durante o exercício físico?
Verdade. A ingestão da carne suína pode ser de grande valia para os praticantes de atividade física, já que a proteína nelas obtidas são de alta quantidade e qualidade, e pode beneficiar a dieta do atleta, fornecendo aminoácidos especiais que estimulam a síntese proteica.
Outra razão para os atletas consumirem a carne suína é o fato de que o alimento é uma importante fonte de creatina. E ai, levando em consideração que as atividades e os exercícios de alta intensidade dependem da creatina para o processo de contração muscular, o consumo de carne suína poderia resultar numa melhora do desempenho físico nessas atividades.
Fonte: Receitas Globo
Por isso, veja mais informações.