O que é CPM, CPC e CPA?  Descubra suas diferenças e qual escolher

O que é CPM, CPC e CPA?  Descubra suas diferenças e qual escolher
Imagem: Webmundi

O que é CPM, CPC e CPA? Se você é um Publisher e vive de receitas do Blog/Site ou até usa ele como renda extra essa questão deve umas das que mas você tem dúvidas.

Visualizando ajuda-lo iremos destrinchar as diferenças entre eles e dar algumas dicas de qual forma de recebimento você deveria escolher para potencializar sua receita.

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CPM: Custo médio por Mil

É a métrica que representa o gasto gerado a cada mil impressões do anúncio, ou seja, o número de vezes que determinada publicidade foi exibida ao público na internet.

Imagem retirada do site resultadosdigitais

Como exemplo abaixo:

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O custo total do item 1 é de 50 reais, pois:

5 = Custo/(10.000/1.000)

Custo = 5 x 10

Custo = R$ 50

Quando escolhe CPM como forma de pagamento, o anunciante concorda em pagar ao publisher do anúncio uma quantia pré-determinada para cada mil impressões. Isso significa que o publisher é compensado por cada anúncio mostrado e não por click ou aquisição, tendo mais previsibilidade de lucro.

Quando escolher o pagamento por CPM?

Como se sabe o valor de CPC(custo médio por clique) depende de um conjunto de fatores e o principal dele é o nicho do blog/site. Por exemplo, um site de dicas de moda gera um CPC maior que um site de notícias. Além disso, você também deve avaliar seu CTR que é a porcentagem de clicks por impressões.

Dito isso, o primeiro ponto para a escolha do CPM é grande número de acessos, até por que o custo médio por mil é menor que o CPC (Custo médio por clique). Por exemplo, USD$1,00 por CPC e U$ 0,10. Todavia, vendo assim parece muito desvantajoso mas não é porque a vantagem do CPM é que basta ter o acesso e a View da publicidade que já gera alguma receita.

Então faça uma revisão primeiro do CTR se ele for em média menor que 2% o CPM já deve ser uma vantagem, caso seja superior analise a média do CPC caso seja inferior a USD$0,10 o CPM também será uma escolha vantajosa.

Algumas empresas realizam esse tipo de pagamento e potencializam o número de impressões no seu site, um exemplo é a The Moneytizer e Grumf pagamento por CPM.

CPC: Custo médio por Clique

Essa é a forma de pagamento feito pelo os números de cliques realizados, ou seja, você recebe quando o usuário clica em publicidades expostas em seu site/blog.

Existe a vantagem de você monitorar os interesses de seu publico pelos os maiores cliques em seu site, todavia, vale lembrar que nesse tipo de pagamento você pode ter por exemplo 1000 acessos, porém, só ira receber pelos cliques. Digamos que você recebe 100 cliques esses cliques que são a sua rentabilidade.

CPM, CPC e CPA?

Imagem retirada do site resultadosdigitais

Quando escolher o pagamento por CPC?

O CPC é bem utilizado quando seu site tem um bom nicho de aquisição e um CTR elevado, segundo alguns especialista um CTR satisfatório seria entre 3% a 5%.

Nichos com bom retorno no CPC

Você pode ver algumas dicas acessando os seguintes links abaixo:

Nichos Lucrativos

Os melhores nichos do AdSense no Brasil

Observação: Sites de notícias em geral no Brasil apresentam um CPC baixo em média, muitas vezes pagando de USD$ 0,03 à 0,02 USD$, claro que seu CTR foi muito alto e o fluxo de acessos também o CPC no final do mês pode não ser ruim, todavia, caso o CTR esteja na média não será vantajoso e talvez a forma de pagamento por CPM seja a melhor escolha.

CPA: Custo por aquisição

É o custo médio por aquisição, essa é a que melhor paga quando se fala e ganho por um, porém, o valor só é pago quando o objetivo final é concluído, ou seja, quando o usuário clica na publicidade e realiza a ação como compra de um produto ou uma assinatura de algo por exemplo.

Em resumo não basta apenas clicar, o usuário que acessa a publicidade deve adquirir algo para que você recebe o valor. Por exemplo, você tem 1000 acessos e 100 cliques, porém, desses 100 cliques só 10 adquiriram algo então a sua receita é calculada apenas nesses 10.

Imagem retirada do site resultadosdigitais

Quando escolher o pagamento por CPA?

Esse tipo de receita é a que tem que ser mais segmentada para adquirir bom retorno. Ideal para sites de indicações de produtos realizando uma analise dos mesmos.

Esse site é um bom exemplo de segmentação para adquirir receita por meio do CPA: Hospedagem de Site sugestões e analise.

No exemplo acima é feito uma analise onde mostra as qualidades do produto e o custo beneficio, já aproveitando o gancho o produto é apresentado já com um link de direcionamento onde o interessado já pode realizar a compra.

Outra forma pode ser também um sites de times de futebol, onde você pode incluir banners com itens do clube para compra.

Conclusão: O que é CPM, CPC e CPA?

Foi passada uma pequena visão das diferenças do CPM, CPC e CPA. Para ajudar você na escolha de divulgação em seu blog/site.

Assim, não deixe de realizar os testes necessários e estudos para vincular o que mais se encaixa em seu segmento.

REFERÊNCIA PARA AJUDAR NO ARTIGO: SITE RESULTADOS DIGITAIS

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